sábado, 31 de janeiro de 2009

Você já foi à bahia...!?

É.. é a pergunta que nao quer calar, desde que nosso poeta, Dorival Caymmi, escreveu em uma de suas muitas musicas exaltando o que, de fato, é lindo: A nossa Bahia!!!!!!
Se você ainda nao foi à Bahia, aliás, nao veio... tá na hora de mudar isso, porque aqui tem vatapá, mungunzá, caruru e se quiser sambar também tem lugar. Ahhh.. e o que é que Baiana tem!?!?!? Como legítima, posso afirmar com conhecimento de causa que tem nós temos: um rosário de ouro uma bolota assim. Rs... e quem nao tem balangandã nao vai ao Bomfim.
Ahhh.. o Bomfim, outro lugar que amo de paixão. Minha igrejinha láaa no alto da colina, com uma vista sensacional e uma ótima sensação acolhedora. Aliás... gosto demais da Cidade Baixa, com a pedra furada, ponta de Humaitá, a sorveteria e o barquinho que leva à Plataforma e suburbio Ferroviário. Lá tem o Boca de Galinha... hummmmmmm.. delícia, com uma vista maravilhosa da Baía da Ribeira.
Hoje, fui ao Boca de galinha comemorar a nova fase de minha prima, que foi aprovada na Ufba e vai cursar Direito... direitinho! hahahahaha... Parabéns, passou logo de primeira, menina inteligente, esforçada e decidida. Um Orgulho!
Bom, o legal, foi poder seguir até a ribeira, ouvindo nossas músicas beeeeeem baianas, com um dia de sol lindíssimo e no clima do Verão. Som alto no carro e ...
" Perereca prá frente... perereca prá trás..."
depois...
"Vai buscar dalila Ligeiro..."
E num é que o corpo obedece aos ritmos. Ai, como eu amo minha terrinha.
Chegando no Fim de linha da Ribeira, em frente à Sorveteria, já fui recepcionada à altura...
"-E aí, tia, vai dar uma lavadinha" ( no carro, claro, porque o resto tá limpinho... rs.)
"- Não, negão... só eu prá lavar. E amanha é dia. " - Dou aquele sorrisinho maroto de quem nao lava porra de carro nenhum e tô de "guéri" prá tirar ele de tempo; Rs( se vc nao entendeu, entao precisa vir mais à Bahia... rs).
Nao sei qual a pior parte do diálogo... ouvir ele me chamar de tia ou mentir, tirando onda de lavadora de carro... Raiai.
Mas enfim, qdo chego no caixa prá comprar o bilhete do barquinho que levao ao subúrbio...:
-" E aí, mãe... uma cervejinha gelada, nesse calor da Bahia?!?!!?!?"
- vô nao , pai... valeu!

Aí pego o barquinho... êeeeeeee delícia, com um ventinho na fronte e vamo simbora. Chegando já vejo o trem NOVO passando... woohhooooooooooo...
que emoção da zorra!!!!!! É ver que existe vida do outro lado, sacou!?!?!!?

Chegando ao Boca... muita bebida, diversão e comida com a família.
Cada hora que o trem passava abaixo do restaurante , a criançada ia ao delírio. Aeeeeeeeeeeeeeeeeeee... !!!!!!
E adivinha a trilha sonora!?!?!?!? Ela mesmo.. "perereca prá frente, perereca prá tras..."
adorooooo... Isso é estar na Bahia!!!!
Mais uma vez, atesto o meu conhecimento de causa, porque recentemente estive em Buenos Aires e pegar o metrô era muito estranho. Eu sempre fazia um paralelo com: se fosse na Bahia, ia rolar um sambão nessa porra! Rs.
Mas nao rolava nada.. era akela galera bem branquela com cara de Paulista. Ou seja, cara de triste pq acordou cedo e nem curtiu um ensaio no dia anterior. ( Me desculpem meus amigos Paulistas, mas se já vieram à Bahia, sabem o que eu estou falando.)

É isso.. agora, no final da tarde, convenci meu tios a deixarem meus primos mais novos, voltarem no barquinho comigo e foi o que fizemos. Na volta, um início de pôr do sol e eu vim contando um pouco de história prá eles, da Bahia, de pontos interessantes turísticos e de como seria importante se os Baianos curtissem mais alguns lugares tao lindos e que nao estao inclusos em roteiros de agencia de turismo. Só porque ficam em lugares menos vistosos ou com menos casaroes... essas coisas. Acho que eles entenderam a lição e até me pediram prá eu levá-los em outros lugares outro dia.
e irei fazer, com prazer. E contar prá voces a experiencia...!

Outro dia bem legal , foi quando eu resolvi, só para sair da rotina, tomar um banho de mar à noite. E assim eu fiz... às 11 da noite de sábado, resolvi ir. Animei de tal forma uns outros amigos que foram também e resolveram fazer um Luau. Foi mara, é claro. Violão, beira do mar e... nada de banho de mar prá mim, só prá variar!!!! kkkkk.. preferi tocar e tomar um uisque, de leve.
O melhor foi ver como essa galera cabeça, se une no meio da praia. Havia mais muitos outros grupos fazendo seu luau e tomando umas. Claro, como todo bom baiano, um se aproximou de nós e disse q queria unificar o som, pq eles tinham uma gaita e tal... e uns amigos. Nós concordamos e veio uma galera deles... Coisa de uns 15.. quase um arrastao. Mas foi bem legal. Logo depois, veio outro e...
- " E aí, galerinha, tamo vendo que voces curtem um luazinho e nós queremos juntar as turmas , pode ser? Estamos com mais 2 violas e pá... vamo fazer um fogueirinha, pá... é nenhuma?!!?!?!"
Sim, sem problema nenhum.. e lá fomos nós e turma agregada. Pronto, uma gangue de Capitaes da areia, de uma forma meio tropicalista de se ver. Sim, foi massa... rolou mesmo uma fogueira. E era tão intensa que me vi até fazendo uma dança da chuva ao redor. Rs... é mentira.
Mais uma vez, foi bem legal.. recomendo!!!!!
A trilha sonora!?!?!?!Calmaaaaaaaa.. dessa vez nao era perereca prá frente, perereca prá tras nao! Dessa vez, tinha que rolar aquela galera da MPB com doces Bárbaros, os novos MPBistas .. TOCA RAUUUUUUUUUUULLLLL... e por aí vai!!!!
A lua nem tava tão bonita, mas quem precisa dela quando sabemos que temos muitos amigos, pseudo amigos e um sol da porra que ferve durante todo o verão da Bahia?!!?!?!? E ainda sem falar na fogueira... ahhh quanta fumaça... da fogueira, é claro!!!! Porque tinha uns policiais na mureta do porto, que se o sinal de fumaça fosse mais "natural", ia descer o cacete na galera e ia ser a própria visão do AI-5 ditatorial...
Deus é mais.

Mas a Bahia é linda e se vc nao foi à Bahia, então vá.!!!
E se vier, curta.
Ah... se for beber, me chame, claro!

3 comentários:

  1. Uma pessoa declaradamente APAIXONADA pela BAHIA , sou eu!

    Aff amoooo demais , eh tudo tao especial , lindoooooo ....

    A gente mora onde todo mundo passa férias!!!

    ;)))

    Simboooooooooooooora!

    ResponderExcluir
  2. Aeeeeeeeee consegui comentar... aff esse blogger é complicado credo hahahahahaa mas enfim to tentando pela 2ª vez viu preta...

    Eu desejo muito ir pra Bahia um dia com meu marido e sei que vamos amar e que será duro voltar pra casa!!!

    ResponderExcluir
  3. Cadê a minha po**a!?!?! Meus comentários não estão saindo aqui não kenga!!! Rum! Adorei a história. Mas vc é uma tratante, nem me avisa dessas bagaceiras...

    Bjão.

    ResponderExcluir

JÁ ME "OUVIU", ENTAO É HORA DE FALAR...
Obs: comente, visualize e aí sim, envie o comentário!