... eu quero ser o primeiro, a saudar Iemanjá "( Dorival Caymmi)
E eu fui agradecer com uma rosa... amarela, como o sol que aquece a rainha das àguas e que melhor representa o verão!Vê como nao devemos esquecer das flores !?!!?!? Rs.
O dia amanheceu chuvoso, para limpar, purificar.Depois deu lugar ao sol, literalmente, marcante.
E a onda veio, flertou com meus pés... como se me desse a Benção. Me senti revigorada, (re)batizada e mais baiana.
Por isso só agradeci! Só agradeci...
Então a rosa buscou o lugar mais adequado... Enfeitando a fronte de quem nao parava de se olhar no espelho. Odô Iyá !
Aiaiai... já há algum tempo eu nao ia na Festa de Yemanjá, no Rio vermelho. Mas, como sempre, vi aquelas demonstrações de Baianidade e fé. Rapaz, é coisa linda demais. É de arrepiar. Todo mundo com fé na Rainha das águas, pegando filas Kilométricas para colocar um presente na oferenda que sai para ela.
E tudo ao som de nada menos que ... nao é a nossa velha conhecida perereca sexual nao... é ao som de algo, nao menos repetitivo, porém mais agressivo: "rala a tcheca no chão...(Coro gritando: row)" e por aí vai... Essa é quase uma paródia de "desce com a mao no tabaco (Coro gritando: row)" e que deu origem a " rala a shana no asfalto (row)". Rs. São músicas melodicamente idênticas e, por que nao dizer que são feitas com a mesma idéia. Tenho até medo do que está por vir, depois de descobrir que "mosquito nao morde, ... mosquito só pica". Imagina só quando essa mordida for na tal perereca, ou no tabaco... pior ainda, na tcheca ou na shana... rs. Melhor esquecer, inclusive porque eu admito que adoooooooooooooro essa bagaceira!!!!!!!
Mas vale ressaltar que a Bahia é muito mais do que toda essa criatividade "pagodística". Temos, Caetano, Gil, Joao Gilberto, Castro Alves... e por aí vai ... é um vasto celeiro de mentes intelecto criativas, que engrandecem a nossa história e diversificam a nossa cutura. E tenho dito!
Mas voltando ao nosso momento sagrado, depois de divagar pelo profano, vamos falar sobre a festa... existem várias lendas que tentam explicar essa fé, basta buscar um pouquinho pela net que vai ler várias. Nao vou colocar nenhuma aqui, porque nao sei a mais verdadeira, só sei que ela é adorada pelos pescadores, que em tempos de pesca ruim, resolveram jogar oferendas para ver se ela retribuía com peixes. E deu certo ! A partir daí, todo ano faz-se a festa de Odô Iyá.
Eu estive no rio vermelho e aproveitei para jogar minha flor no mar, como agradecimento, porque independente de ser protetora dos pescadores, sua história tomou uma proporção tão grande, que sinto que ela pode ser minha protetora também e de todos os que nela creem.
E meu dia , naquele dia 2 foi assim: Acordei muitooo cedo, coisa que nao é habitual e fui ouvir umas músicas. Inclusive me surpreendi com uma das versões que diz "eu quero ser o primeiro a salVar Iemanjá". Ora, ora, um mortal querendo salvar a rainha do mar. Eu vou me contentar com um "sauDar". Como profetizou nosso Caymmi.
E estava pensando se iria ou não, mas escutei a Maria Bethânia e fiquei nessa obsessão até as quando, decidida, me vesti para sair depois estava lá, seguindo mais ou menos a música: " Abraçei o mar na lua cheia, Abraçei o mar; Abraçei o mar na lua cheia Abraçei o mar Escolhi melhor os pensamentos, pensei Abraçei o mar É festa no céu é lua cheia, sonhei Abraçei o mar E na hora marcada Dona alvorada chegou para se banhar E nada pediu, cantou pra o mar (e nada pediu) Conversou com mar (e nada pediu) E o dia sorriu... Uma dúzia de rosas, cheiro de alfazema Presente eu fui levar E nada pedi, entreguei ao mar" (e nada pedi) Me molhei um pouquinho no mar (e nada pedi), só agradeci. A conversa com o mar é sempre algo muito forte. As ondas se aproximam dos meus pés, eu acho isso muito curioso.
Depois desse momento inicial sagrado, resolvi partir para o profano, com muita cerveja gelada... afinal o sol do verão da Bahia nao tem em lugar nenhum no mundo...
E bastante egocentrico, resolveu até deixar marcas. Rs.
E tudo correu tranquilamente... o resto todo mundo já sabe! Foi só alegria!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
testando !!!!
ResponderExcluirPoxa agora eu aprendi a comentar hahahahaha Eu lembrei pela manhã que era dia da Rainha do Mar, mas com o passar do dia me esqueci...mas queria estar na praia pra poder saudar tbm!!!
ResponderExcluirNossa faz mais de 3 anos que não vejo a cara do mar...mas pretendo resolver até março essa minha falta!
mega beijos preta... adoro seu blog hein e tenho medo tbm dessa músiquinhas viu...hahahahahaha