sexta-feira, 23 de julho de 2021

Brasileiros, política e olimpíadas.


 

Vocês não sabem, mas aqui no Brasil tem Olimpíadas desde 1500.

Explico!

O brasileiro sabe exatamente como saltar pelos obstáculos, driblar os problemas, sacar força de vontade, atirar no orgulho, surfar nas oportunidades e mergulhar de cabeça no viver a cada dia.
Somos IRON PEOPLE (Pessoas de aço)!

Corremos todos os dias para não perder o lotado transporte público, por um emprego melhor e tudo o que já sabemos. E ainda por cima, sabemos rir de nós mesmos.

Esse riso aliás, é um enigma... porque não sei explicar ao certo se é desespero, graça ou ambos. Fazemos piada de tudo. Somos muito criativos, além de atletas da vida, somos artistas!

A única coisa que não conseguimos fazer é a mágica da troca das cartas políticas. Isso mesmo!

Assim como existe na Bahia o Baralho dos bandidos procurados, temos o baralho dos políticos mais eleitos. O que, honestamente, só se distingue pelo figurino e, em crimes pelo DOLO, ou seja, pela intenção de cometer o crime. Ou não, como diria Caetano Veloso e toda sua representatividade histórica na luta pela democracia.

Pois é, acho que quando há desvio de verbas e corrupção, a educação é afetada, a saúde é afetada... aliás, todos as mais básicas necessidades. Pessoas morrem de fome, covid, sem oxigênio, sem vacinas... E tudo isso por ganância. Se os outros setores ficam sem seus recursos e já sabemos as consequências, pois pessoas morrem, então já se sabe que a pessoa assumiu o risco de matar. Embora não fosse a intenção. É o mesmo que incide contra o povo quando bebe e dirige. Somos indiciados por homicídio culposo, quando não intenção de cometer o delito, mas sabe-se do risco de fazê-lo.

Não sou advogada, nem do direito... mas sei os meus direitos e não abrirei mão de cobrá-los, como me resguarda a Constituição. E também não abrirei mão de expor a minha opinião, afinal somos (ainda - e espero que para sempre) uma DEMOCRACIA.

Mas falando em nisso, o Brasil vem sofrendo ataques à democracia, ameaçando não ter eleições em 2022 caso o voto não seja impresso. É eita em cima de vixe, literalmente. É retrocesso em cima de absurdo!

Não sei você, leitor, se sabe o significado do voto de cabresto. Mas isso significa que aquele Coronelismo, que embora moribundo, não morreu, irá tomar uma super vacina (que ironia!), e irá despertar. Exatamente, fará o exato oposto do nosso gigante, da nossa Pátria Amada.
Salvem-nos! Salvem-nos! , que entrou em coma.

Como diria Vinícius de Moraes, num trecho de Pátria Minha:

...

Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta 
Lábaro não; a minha pátria é desolação 
De caminhos, a minha pátria é terra sedenta 
E praia branca; a minha pátria é o grande rio secular 
Que bebe nuvem, come terra 
E urina mar.

...

Me doi saber que nosso lábaro hoje tem seu significado rasurado. E estamos em pleno clima de Olimpíadas, em que vestir nossas cores sempre foi tão natural. Mas hoje, minha bandeira tá guardada, as ruas estão cinzas e minha camisa canarinho esta dobrada na gaveta há muito tempo.

Se vou vibrar com cada medalha? Claro que sim!

Afinal, nossos atletas lutaram diuturnamente para estar neste momento. Torço pelo ser humano, pela superação, pelos atletas que fazem triathlon, pentathlon ... aliás... Poliathlon para conseguir apoio... e nem sei se existe essa palavra, mas são muitas adversidades enfrentadas todos os dias para eles viverem do esporte.

 

As Olimpíadas de Tóquio 2020, começaram em 2021.

A mamata não acabou e parece que só aumenta.

Eu não me calarei.

A CPI da COVID tá rolando.

E que comecem os Jogos!

 

-------

 BEIJOS, FLORES E MÚSICA

@FERNANDACAYMMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JÁ ME "OUVIU", ENTAO É HORA DE FALAR...
Obs: comente, visualize e aí sim, envie o comentário!